quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Seja Um Doador de Vida

Muito antes de ter doado um rim para meu irmão, sempre me considerei doadora quando viesse a falecer. Não há razões para não dar chance de vida a outras pessoas, deixando que os órgãos apodreçam embaixo da terra. Ou talvez haja só razões (daquelas bem racionais) e não emoções, sentimentos reais...
É verdade que muitos não gostam de falar nisso pelo fato de ter que pensar na sua própria morte, mas dela ninguém escapará um dia. Por que não desejar que esse momento traga vida?
Se você gostaria de ser doador, converse com sua família, deixando clara sua opinião a respeito desse assunto para que naquela hora de tristeza eles se lembrem que seu desejo cumprido lhe daria alegria.
O site do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), mantenedor do Hospital Oftalmológico de Sorocaba, disponibiliza gratuitamente um cartão personalizado para aqueles que desejam manifestar sua vontade de ser doador. Transcrevo, abaixo, parte do texto referente ao Cartão do Doador:
"A legislação de doação de órgãos e tecidos no Brasil, só permite a doação após a morte, se autorizada pelos familiares.
O cartão do Doador representa o desejo em vida, para que a família se conscientize e autorize a doação. O cartão é personalizado com as principais informações do doador. O doador também pode manifestar a doação de outros órgãos.
O cartão pode ser solicitado de qualquer lugar do Brasil e trará informações da Central de Transplantes, referência de sua cidade.
O cartão será enviado via correio sem nenhuma despesa para o solicitante."
Achei interessante a iniciativa e estou divulgando com o único intuito de conscientizar mais pessoas sobre a relevância em ser um doador. Faça o seu cadastro e receba seu cartão. Eu já pedi o meu :-)

6 comentários:

Unknown disse...

Ótima iniciativa, Nane. Já mandei fazer o meu cartão ! É um gesto de amor e compaixão tão simples ...

Nane disse...

É verdade, Dê!
E como é bom poder fazer diferença na vida das pessoas tanto quando estamos vivos quanto não mais aqui estivermos. Deus é mesmo maravilho, pois sendo Ele nosso criador, é Ele quem possibilita essa oportunidade de sermos bênção mesmo na hora da nossa partida!
Beijos!

Unknown disse...

tá valendo a iniciativa, naneLINDA! aqui em casa todos sabem que desejo doar meus órgãos!!! sempre conversarmos sobre isso.

não pude doar do meu matheus por uma série de complicações que ele tinha na saúde, pq sua saturação (oxigenação do sangue) foi à nível críticos e tbém pq ele faleceu de parada cardíaca... mas na época, tbém comentamos sobre isso aqui em casa...

bjão, querida. seu blog é mais um meio de divulgação desse ato cristão de doação!!!

parabéns!

.Priscilla Batista. disse...

Concordo! Maravilhosas suas iniciativas. Primeiro, doando um dos seus rins, segundo, mostrando às pessoas o valor que seu órgão pode fazer à vida de uma outra pessoa. É uma tremenda oportunidade que nós temos de abençoar. Muito bom mesmo, parabéns. Já solicitei meu cartão e coloquei o link no meu blog!
Valeu!!! ;)

Nane disse...

RubyLINDA!
Você já é uma doadora por definição e postura de vida :-)

Pri!
Que bom que você pensa assim também e que se engajou na campanha.
Só não respondeu à pergunta que fiz do seu blog. Qual é a sua cor preferida? Fiquei curiosa quando falou no envelope da carta...rs

Beijos "procês" e fiquem com Deus!

Cristina Corrêa disse...

Vou colocar uma observação no meu pra quem tiver problemas de insônia,pq aí vai ficar curado 2 vezes!
hahahaha
Mas é bem legal isso!!

Tiamuti minha rimã linda do meu coração!