terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Felizes Aqueles Que Sabem Chorar


“Os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão” (Salmos 126:5)

Alguns devem ter estranhado o título desta coluna logo em janeiro... Falar em lágrimas, quando todos – ou pelo menos a maioria – têm expectativas de alegrias, sucesso e bem estar no reinício de um novo ano?

Ah! Mas como se enganam os que consideram as lágrimas sinônimo de tristeza, de desânimo, de fraqueza!

Creio que por um tempo eu acreditei nisso também. Houve uma época em que eu não gostava de chorar (embora as pessoas já estivessem acostumadas com as minhas lágrimas). Justamente porque a sociedade canaliza – e banaliza – essa preciosidade que Deus nos deu para o lugar-comum das características de quem é fraco, eu não queria me enxergar assim; principalmente fraca na fé.

Sim. Foi Deus quem criou a lágrima como uma forma de esvaziar da alma as dores e valorizou-a de tal forma que a Bíblia está recheada de exemplos de servos fiéis, consagrados e tementes que choraram diante da presença do Senhor e Ele os ouviu e atendeu, aceitando como oferta aprazível o pranto derramado.

Mas não estou falando de um pranto qualquer, desprovido de motivações genuínas. A diferença de um choro inócuo, vazio, apelativo e de autocomiseração para um pranto de desabafo e que produz uma ceifa alegre (conforme o versículo logo abaixo do título) está na presença de quem choramos. Muitos talvez não entenderão suas lágrimas de dor, de arrependimento, de angústia e talvez até zombarão delas, alocando-as nos canais estreitos de uma personalidade fraca e vulnerável. Mas Deus sempre saberá transformar cada gota saída dos seus olhos em diamantes preciosos, recolhendo-os em um odre especial.

Se o ano não começou tão feliz quanto os votos recebidos e muitas vezes repetidos como algo de praxe pelos que nos cercam, não se intimide diante do choro nem o receba como marca de fraqueza ou indiferença de Deus para com a sua vida.

Também não vá atrás de previsões ou provisões de pessoas, cujas próprias vidas não podem prever ou controlar. Apresente seu pranto diante do Senhor, o Único que pode receber e entender a essência das nossas lágrimas e o significado de cada uma delas: as de intercessão por alguém querido, e que por Ele é mais amado do que por nós; as de dúvidas interiores, cujas respostas só Ele possui; as das dores da alma, cujas feridas Ele cicatriza e sara; as da incompreensão dos outros, em cujo lugar Ele derrama o bálsamo da Sua singular presença.

Para mim, hoje, lágrimas são palavras não ditas, não verbalizadas, mas, em seu pleno significado, por Deus valorizadas. Em um desses momentos de íntima comunhão com o Senhor, escrevi um pequeno desabafo que retrata, na minha experiência, o que significam as lágrimas de alguém cuja confiança está totalmente nas mãos dAquele que tudo sabe, tudo ouve e tudo vê; a quem tudo é possível, mesmo que o impossível seja, no momento, suas lágrimas conter:

“Desaprendi a dizer...
O meu momento é verter
lágrimas... são minhas palavras
tão profusas, tão confusas
que não tento entendê-las.
Espero que ao vertê-las,
não precise das palavras...
de dizê-las!"
“Deus recolhe as minhas lágrimas no odre dEle, pois elas já estavam escritas no Seu Livro”
(cf. Sl. 56:8)

Lágrimas vertidas diante do Senhor são prenúncio de consolo e de renovação de vida! Há promessa nesse sentido empenhada pelo próprio Jesus: “Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará” (Mateus 5:4). Experimente derramar as suas lágrimas na presença do Senhor e, com certeza, não apenas durante 2008, mas em todo o seu viver, você experimentará aquela paz que excede o entendimento dos que racionalizam tudo; a paz que independe de catástrofes internas ou externas, pois é vivida não nos intervalos das circunstâncias da vida, mas na constância do dia-a-dia com Deus, o Criador de tudo o que há.
(Publicado na coluna Da Redação para o Leitor,
no Jornal Carta Aberta, edição de janeiro/2008)

Um comentário:

Anônimo disse...

Hoje dia 30 de julho de 2008, estava precisando de uma palavra vindo de DEUS, e eis que entro em sua pagina e leio algo que me alegrou a alma. Que DEUS continue te iluminar. Marcela - Londrina-PR