sexta-feira, 27 de março de 2009

Todo Dia É Dia De Faxina

“Sonda-me, ó Deus, e conhece meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” (Salmos 139:23-24)

Este mês, vou compartilhar – como já o fiz outras vezes – mais um dos muitos textos que, não casualmente, caem nas minhas mãos e me fazem refletir sobre a vida e a maneira como a estou vivendo.
Li já há algum tempo e reli recentemente uma reflexão anônima sobre a necessidade que o autor sentia de fazer uma faxina nele; jogar pensamentos indesejados fora e lavar alguns tesouros meio enferrujados.
Dizia o escritor que tirara do fundo das gavetas lembranças que não o edificava e que não queria mais. Jogara fora alguns sonhos, algumas ilusões e papéis de presente que nunca havia utilizado. Fizera o mesmo com a raiva e o rancor das flores murchas que estavam dentro de um livro que não lera.
De repente, ficou sem paciência! Tirou tudo de dentro do armário e foi jogando no chão: paixões escondidas, desejos reprimidos, palavras horríveis que nunca queria ter dito, mágoas de alguém, lembranças de um dia triste. Mas no meio de tanta inutilidade, havia também coisas belas: um passarinho que cantara na sua janela, aquela lua cor de prata, o pôr do sol... Foi se encantando e se distraindo, olhando para cada uma daquelas lembranças. Então, sentou-se no chão para poder fazer suas escolhas.
Num relance, olhou para seus sorrisos futuros e suas alegrias pretendidas e as colocou num cantinho, bem arrumadas.
Jogou direto no saco de lixo os restos de um episódio que o magoou e as palavras de raiva e de dor que estavam na prateleira de cima foram descartadas no mesmo instante!
Outras coisas que ainda o magoavam, colocou num canto para depois ver o que faria com elas, se as esquecia lá mesmo ou se mandava para o lixão.
Abriu aquela gaveta onde se guarda tudo o que é mais importante: a fé, o amor, a alegria, os melhores e mais abertos sorrisos e ficou um tempo contemplando-os. Como foi bom relembrar tudo aquilo!
Recolheu com carinho o amor encontrado, dobrou direitinho os desejos, colocou perfume na esperança, passou um pano na prateleira das suas metas esquecidas e deixou-as à mostra, para não perdê-las de vista novamente.Colocou nas prateleiras de baixo algumas lembranças da infância, na gaveta de cima as da juventude e, pendurado bem à frente, colocou a capacidade de amar e de recomeçar...
Por imposição do espaço, não transcrevi o texto; apenas extraí suas partes principais, mas creio que foi o bastante para que você tenha feito uma auto-análise.
Para muitos, sexta-feira é dia de faxina em casa. Dia de tirar o pó acumulado durante a semana para que o fim-de-semana esteja tudo limpo. Afinal, sábado e domingo são dias de visitas aparecerem...
Parece que algumas pessoas levam sua própria vida assim também... Promovendo dias para retirar a poeira dos pecados acumulados ou, muitas vezes, empurrá-los para debaixo do tapete ou para um quarto escuro e fechado, onde só elas têm acesso (como o autor do texto fez com algumas coisas que ainda o magoavam). Pode ser que agindo assim, os outros (as "visitas") não percebam a poeira que está há tanto tempo acumulada...
Mas não há tapete ou quarto trancado que passe despercebido aos atentos e onipresentes olhos de Deus. E é Ele quem mais sente os efeitos danosos que essa sujeira causa na nossa vida, pois além de Ele nos amar de verdade e ter nos criado para sermos limpos e para desfrutarmos as bênçãos que Ele preparou especialmente para cada um, Ele habita em nós, quando aceitamos a Cristo como Salvador. E, definitivamente, não creio que Deus se agrade de conviver com entulhos dentro de nós.
Precisamos "de vez em sempre" fazer uma faxina no nosso coração e na nossa mente; tirar aquilo que só está juntando poeira e entupindo os canais de bênçãos e as artérias da esperança que apenas Jesus pode dar.
Não precisa desanimar. Se você refletiu sobre o que leu e percebeu que há muita coisa a ser removida, o primeiro passo é reconhecer a necessidade de se ver livre da sujeira e pedir auxílio ao Único que pode removê-la: Jesus.
E lembre-se de que não há traça que não possa ser removida, nem pecado que não possa ser extirpado quando a presença purificadora e regeneradora de Jesus toma conta da vida de alguém. Basta estar disposto a fazer essa faxina diariamente, pois é diariamente que Deus quer nos encher com bênçãos renovadas que precisam de corações limpos para serem depositadas.

(Publicado na coluna Da Redação para o Leitor,
no Jornal Carta Aberta, edição de março/2009)

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi amiga enquanto Riquezao dorme um pouco vim dar uma espiadinha...e amei encontrar esse texto..ja sentia saudades das suas escritas...tanto tempo ne..mas que bom ler suas palavras sempre sabias e cheias de consolo..mesmo corridinho agora com a nova rotina quero sempre passar no site azul para respirar um pouco dessa paz que sinto quando acesso..beijos no coracao..Luzinha

Celia Rodrigues disse...

Belo texto!
Essa faxina é realmente necessária. Como é fácil acumularmos em nós mesmos tantas coisas ruins. Mas abrir mão delas é muito difícil. Só Deus mesmo para realizar tal milagre em nossas vidas.

virtudemaior.blogspot.com disse...

Nane, estou mais uma vez de olho em seus belos textos. Só Jesus é capaz de fazer uma faxina em nossas vidas você sabe muito bem,
tanto é que nos deu este belo texto'
Muita paz e até as próximas.u

J.F.AGUIAR disse...

Nane, como você disse:"que as palavras não esmaguem as entrelinhas" sua ausência nos deixam em bagaços. diga pelo menos
oi. A paz de Jesus.

J.F.AGUIAR disse...

Irmã Nane muito obrigado por sua visita ao meu humilde blog, não estou mais triste A Deus toda honra e toda gloria. Sou seu seguidor.

J.F.AGUIAR disse...

NANE, NOS DE UM OI, PRECISAMOS
MANTER COMUNHÃO, SABER SE VOCÊ PRECISA DE ORAÇÃO,PRECISAMOS DO SEU TALENTO, GOSTAMOS DE SER VISITADO...SOU SEU FÃ E IRMÃO EM CRISTO.NÃO ME SINTO UM IRMÃO SIMPLISMENTE VIRTUAL SOMOS IRMÃOS EM CRISTO. TE AMAMOS, CREIA. A PAZ
QUE SÓ JESUS NOS DÁ

Desiderata disse...

Adorei o texto e peço-te que me autorizes a publicá-lo no meu blog (só uma parte...) Tocou-me profundamente, e bem onde deveria!
Origada Naneblue. Beijo.