domingo, 18 de março de 2007

Impossíveis?

(Canal do Panamá - na construção e depois de concluído)

Pensando nos meus impossíveis diários e esporádicos, lembrei de um comentário que escrevi sobre uma reflexão de R. Foster, publicada no vida.net (da Igreja Batista do Bacacheri, em Curitba). Começo com um trecho do referido texto:

“Cruzando o Canal do Panamá, mais uma vez tive consciência de que é um dos grandes feitos da engenharia mundial. Um diplomata francês, Ferdinand de Lesseps, deu início à obra, em 1879, mas um planejamento deficiente, desordem e fraude levaram ao fracasso o empreendimento, após dez anos. O 'milagre' de 50 milhas finalmente foi aberto em 1914, sob a supervisão americana e com milhares de trabalhadores de todo o mundo cantando esta canção: 'Tem algum rio que você acha impossível cruzar? / Algumas montanhas onde não se podem escavar túneis? / Nós somos especialistas em coisas que se imaginam impossíveis / E fazemos o que ninguém mais poderia fazer!'
Não somente improvável, mas também totalmente inimaginável são as 'impossibilidades' da história do nascimento de Jesus, como relatada na Bíblia. (...) O humanismo iria diluir esta história, arrazoar a seu respeito, rir e ridicularizá-la, consignando-a à estante do cristianismo fora de moda. Religiosos, filósofos e pessoas no meio profissional surgem com a mesma velha frase: 'Me recuso a acreditar no que não posso ver'. Porém, um anjo disse à Maria: 'Porque para Deus nada é impossível' (Lucas 1.37).
Pense sobre isto: 'Quando Deus quer fazer algo maravilhoso, Ele começa com uma dificuldade; quando Ele vai fazer algo muito maravilhoso, Ele começa com uma impossibilidade' (Charles Inwood).”

Em 2001, estive no Panamá, cobrindo um evento da OnG Samaritan’s Purse, e pude ver de perto um trecho do famoso Canal, mais especificamente a Esclusa de Miraflores. Assistindo ao filme demonstrativo da construção e atividade da impressionante obra, entendi que é realmente espantoso o trabalho de determinação com que ele foi feito.
Há impossíveis humanamente possíveis com trabalho, garra e planejamento. Mas há os impossíveis humanamente impossíveis independente da determinação que se tenha. Esses só são possíveis quando o céu determina a possibilidade... Mas é preciso acreditar no milagre e crer que Deus tudo pode. Enxergar o milagre, requer mais do que olhos humanos; é necessário olhar com fé. Foi isso que faltou a muitos que conviveram com Jesus, mas não enxergaram o maior milagre de todos os tempos.

Quer ver milagres? Não viva sob uma ótica que enxerga barreiras e dificuldades; procure andar na dimensão que Deus quer que cada um de nós vivamos. Ele deseja nos surpreender a cada dia! Situações aparentemente impossíveis podem ser resolvidas com a facilidade de "um milagre". Aliás, milagre só é milagre para nós, não para Deus; Ele é especialista nessa matéria! E não há áreas específicas para Deus agir. Há, sim, pessoas disponíveis e que querem ser surpreendidas por Ele. Você quer?

Um abraço e um mês abençoado
(e surpreendente) na presença do Senhor!
(Publicado na coluna Da Redação para o Leitor,
no Jornal Carta Aberta, edição de março/2007)

Um comentário:

Cristina Corrêa disse...

Mana,

Obrigada por suas palavras tão sábias e que nos trazem conforto.
Desejo dormir e acordar a cada dia com fé,mesmo que esses que pra nós são milagres não aconteçam como gostaríamos.
Vc é surpreendente!

Uns bjs