sexta-feira, 27 de março de 2009

Todo Dia É Dia De Faxina

“Sonda-me, ó Deus, e conhece meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” (Salmos 139:23-24)

Este mês, vou compartilhar – como já o fiz outras vezes – mais um dos muitos textos que, não casualmente, caem nas minhas mãos e me fazem refletir sobre a vida e a maneira como a estou vivendo.
Li já há algum tempo e reli recentemente uma reflexão anônima sobre a necessidade que o autor sentia de fazer uma faxina nele; jogar pensamentos indesejados fora e lavar alguns tesouros meio enferrujados.
Dizia o escritor que tirara do fundo das gavetas lembranças que não o edificava e que não queria mais. Jogara fora alguns sonhos, algumas ilusões e papéis de presente que nunca havia utilizado. Fizera o mesmo com a raiva e o rancor das flores murchas que estavam dentro de um livro que não lera.
De repente, ficou sem paciência! Tirou tudo de dentro do armário e foi jogando no chão: paixões escondidas, desejos reprimidos, palavras horríveis que nunca queria ter dito, mágoas de alguém, lembranças de um dia triste. Mas no meio de tanta inutilidade, havia também coisas belas: um passarinho que cantara na sua janela, aquela lua cor de prata, o pôr do sol... Foi se encantando e se distraindo, olhando para cada uma daquelas lembranças. Então, sentou-se no chão para poder fazer suas escolhas.
Num relance, olhou para seus sorrisos futuros e suas alegrias pretendidas e as colocou num cantinho, bem arrumadas.
Jogou direto no saco de lixo os restos de um episódio que o magoou e as palavras de raiva e de dor que estavam na prateleira de cima foram descartadas no mesmo instante!
Outras coisas que ainda o magoavam, colocou num canto para depois ver o que faria com elas, se as esquecia lá mesmo ou se mandava para o lixão.
Abriu aquela gaveta onde se guarda tudo o que é mais importante: a fé, o amor, a alegria, os melhores e mais abertos sorrisos e ficou um tempo contemplando-os. Como foi bom relembrar tudo aquilo!
Recolheu com carinho o amor encontrado, dobrou direitinho os desejos, colocou perfume na esperança, passou um pano na prateleira das suas metas esquecidas e deixou-as à mostra, para não perdê-las de vista novamente.Colocou nas prateleiras de baixo algumas lembranças da infância, na gaveta de cima as da juventude e, pendurado bem à frente, colocou a capacidade de amar e de recomeçar...
Por imposição do espaço, não transcrevi o texto; apenas extraí suas partes principais, mas creio que foi o bastante para que você tenha feito uma auto-análise.
Para muitos, sexta-feira é dia de faxina em casa. Dia de tirar o pó acumulado durante a semana para que o fim-de-semana esteja tudo limpo. Afinal, sábado e domingo são dias de visitas aparecerem...
Parece que algumas pessoas levam sua própria vida assim também... Promovendo dias para retirar a poeira dos pecados acumulados ou, muitas vezes, empurrá-los para debaixo do tapete ou para um quarto escuro e fechado, onde só elas têm acesso (como o autor do texto fez com algumas coisas que ainda o magoavam). Pode ser que agindo assim, os outros (as "visitas") não percebam a poeira que está há tanto tempo acumulada...
Mas não há tapete ou quarto trancado que passe despercebido aos atentos e onipresentes olhos de Deus. E é Ele quem mais sente os efeitos danosos que essa sujeira causa na nossa vida, pois além de Ele nos amar de verdade e ter nos criado para sermos limpos e para desfrutarmos as bênçãos que Ele preparou especialmente para cada um, Ele habita em nós, quando aceitamos a Cristo como Salvador. E, definitivamente, não creio que Deus se agrade de conviver com entulhos dentro de nós.
Precisamos "de vez em sempre" fazer uma faxina no nosso coração e na nossa mente; tirar aquilo que só está juntando poeira e entupindo os canais de bênçãos e as artérias da esperança que apenas Jesus pode dar.
Não precisa desanimar. Se você refletiu sobre o que leu e percebeu que há muita coisa a ser removida, o primeiro passo é reconhecer a necessidade de se ver livre da sujeira e pedir auxílio ao Único que pode removê-la: Jesus.
E lembre-se de que não há traça que não possa ser removida, nem pecado que não possa ser extirpado quando a presença purificadora e regeneradora de Jesus toma conta da vida de alguém. Basta estar disposto a fazer essa faxina diariamente, pois é diariamente que Deus quer nos encher com bênçãos renovadas que precisam de corações limpos para serem depositadas.

(Publicado na coluna Da Redação para o Leitor,
no Jornal Carta Aberta, edição de março/2009)